LIGA GONÇALENSE DE DESPORTOS PREMIA OS MELHORES ATLETAS DE 2005

O Tamoio Futebol Clube foi o palco para a entrega da premiação aos melhores Atletas de 2005 da LIga Gonçalense de Desportos.  Uma cerimônia para 500 convidados entre Atletas, imprensa e autoridades, tudo impressiona na maior Liga Desportiva Brasileira que apóia atletas e realiza campeonatos em pelo menos 40 modalidades desportivas. Possui Campeões desde o Kart, passando pelo Ultra Triathlon, futebol, diversos títulos nas Artes Marciais, jogos estudantis, xadrez e como se não bastasse atende a pelo menos 15.000 pessoas carentes no Projeto Se Liga.

José Antônio Machado que é Presidente da Liga Gonçalense de Desportos é a vida e a alma do esporte em nosso Estado, e não é a toa que tem recebido elogios freqüentes pelo seu trabalho. Incansável, ainda Preside a Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro, é Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing, Vice-Presidente da Federação de Jiu-Jitsu Olímpico do Estado do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro.

Para homenagear os seus atletas José Antônio reuniu autoridades do mundo desportivo como a Drª Elizabeth Pinto Rodrigues Presidente da Federação de Kung Fu do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Osório Sergio Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro. O Poder Legislativo foi representado pelo Deputado Federal Jailton Vieira Reis, que disse estar impressionado com o trabalho realizado pela Liga Gonçalense de Desportos tanto em proporção como na qualidade dos resultados obtidos. Em seu discurso prometeu ir a tribuna para registrar o que testemunhou e fazer repercutir à nação através da TV Câmara.

Eduardo Viana Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, do alto de toda sua vivência no mundo esportivo, declarou que a Liga Gonçalense de Desportos hoje detém a Hegemonia do Esporte Nacional pois é a única que mantém 40 modalidades desportivas e somente grandes Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo que possuem muitas verbas chegam próximas a este número. "houve época que a Cidade de Campos dos Goytacazes detinha a prática de muitos esportes e depois veio a cidade de Volta Redonda regada com muitos recursos públicos mas o que a Liga Gonçalense realiza hoje com 40 modalidades desportivas, jamais houve em nosso Estado". Eduardo Viana também declarou que o Futebol Carioca deve muito a Liga Gonçalense pois muitos Atletas profissionais tiveram seus primeiros contatos com o esporte através dos campeonatos realizados pela LGD.  O Prof. Robson Soares discursou sobre a importância dos valores tradicionais e familiares que vem sendo abandonados pelas novas gerações e convidou a sociedade a refletir sobre que valores - se é que eles existem - estão substituindo os tradicionais. Enfatizou aos jovens que esta será uma responsabilidade para a nova geração, se todos quiserem ter uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos.

Em seu discurso o Dr José Antônio Ferreira Machado Presidente da LGD, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância do esporte como principal ferramenta de apoio a educação esta sim a única forma de garantir a prosperidade do povo brasileiro. O esporte através de seu caráter disciplinador contribui para a boa formação dos jovens brasileiros, mantendo suas mentes e seus corpos saudáveis.

Após a cerimônia de abertura, deu-se início a entrega de prêmios aos Melhores Atletas de 2005, tendo como homenageado especial o Atleta Sérgio Cordeiro 1º Campeão Sul-americano de Ultra Triathlon, na categoria automobilismo o destaque foi para Delgado Jr. oito vezes Campeão Estadual de Kart, na Categoria Atletismo o destaque foi para Márcio Oliveira de Souza, o Atleta Nelson Ricardo também foi destaque de 2005 no Kickboxing.

A relação é extensa afinal são vários homenageados em diversas categorias nas 40 modalidades esportivas praticadas na maior Liga de Desportos do Brasil.

Texto: Paulo Costa de Jesus.